Professor Catedrático da Universidade Aberta, investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, responsável pelo Grupo de Investigação «História e Memória Global». Desenvolve os seus trabalhos na área da História Antiga – domínio Egiptologia, tendo vários livros e artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro. É responsável pelo projecto de investigação “Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939)” no âmbito dos Estudos da Recepção do antigo Egipto, destinado a identificar, analisar e publicar as notícias publicadas na imprensa portuguesa sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon.
Investigadora Centro de Estudos Globais da UAb. Co-responsável pelo Projecto de investigação na área da Recepção do antigo Egipto intitulado “Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939)”; Membro do Projecto de investigação “Mulheres e ciência: a presença feminina na arqueologia e património em Portugal entre 1849 e 1974”.
Desenvolve, desde 2006, investigação na área da Egiptologia, e desde 2016, investigação na área da Recepção do antigo Egipto, Egiptomania e, em paralelo, na área da História da Comunicação.
Depois de concluir a Licenciatura em Línguas Modernas, na vertente Inglês/ Francês, focou os seus estudos na área da Tradução. Esses estudos permitiram-lhe adquirir um vasto conhecimento sobre a área da tradução na sua globalidade e quais os seus desafios particulares. Para além de ter traduzido artigos científicos e alguns resumos para investigadores, na sua dissertação de mestrado fez uma tradução especializada na área da Egiptologia ("A Tradução Especializada - Um ensaio de Tradução na área da Egiptologia" - Universidade de Coimbra, 2019). Membro do Projecto de investigação “Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939)” enquanto tradutora e Desk researcher.